O processo de vendas no agronegócio é um trabalho árduo, ainda mais quando uma das etapas mais importantes e desafiadoras é a prospecção de clientes.
A prospecção é a estratégia de buscar novos consumidores potenciais para aumentar os ganhos e consequentemente, melhorar a conversão de metas.
Levando em consideração a concorrência no mercado de revendas agrícolas, não há garantia de que o produtor retornará ao antigo fornecedor depois de encontrar um novo que ofereça preços mais baixos.
Portanto, neste primeiro contato com o possível comprador, usar todas as táticas possíveis, alinhadas a um plano de ação bem definido, para garantir a fidelização do produtor rural é essencial.
O que é a prospecção de clientes?
A prospecção de clientes é a etapa inicial do processo de vendas. É a atividade de transformar uma possibilidade em uma oportunidade. Depois de ter uma oportunidade, você pode transformá-la em cliente.
A equipe de vendas usa a prospecção para aumentar a base de clientes em potencial e utiliza técnicas estratégicas para acelerar a decisão de compra.
Uma boa prospecção é tão importante porque quanto melhor o cliente em potencial, cujas necessidades sejam atendidas pelo produto, maior a probabilidade de convertê-lo em vendas no futuro.
Por que é importante prospectar clientes?
É necessário entender o quão indispensável é a prospecção de clientes para o sucesso de uma empresa. Isso porque mesmo com um produto promissor, é possível ter dificuldades nas conversões se não houver estratégias ideais.
Desperdiçar esforços com qualquer perfil de cliente gera custos. Desse modo, a revenda precisa do processo de identificação e qualificação antes de considerar um produtor como potencial.
Quando a prospecção de vendas é bem aplicada, a equipe de consultores possui mais facilidade em captar novos clientes, já que junto a isso é feita uma segmentação. No caso de produtores rurais, essa combinação é muito vantajosa.
Através dessa estratégia será mais fácil desenvolver estratégias eficazes que possam ser usadas com frequência, já que faz que um mesmo grupo de clientes compartilham características semelhantes.
Benefícios da prospecção para a revenda agrícola
O número de oportunidades que você gera por meio da prospecção de vendas é bastante significativo quando aplicado do jeito correto.
Mas como exatamente isso pode fazer a diferença para o seu negócio?
Maior número de clientes
No geral, um consultor de vendas perde cerca de 15 a 20 por cento de sua base a cada ano devido ao desgaste gradual.
Quando a prospecção funciona, a revenda agrícola sempre terá novas oportunidades de vendas e atrairá mais produtores em potencial para converter em compradores. Isso pode ajudar a acelerar o crescimento e garantir o espaço para expandir os negócios.
Coleta de dados
Embora a prospecção nem sempre leve a uma venda imediata, essa é uma possibilidade de colher informações e alimentar uma fonte de dados e pesquisa de mercado.
Através disso, é possível responder perguntas como por que as pessoas compram seu produto, o que pensam sobre o atendimento da revenda, quais são seus objetivos, tudo isso com o intuito de ajudar os vendedores a determinar uma melhor estratégia de vendas.
Aumento no valor da vida útil do cliente
À medida em que se aprimora o processo de prospecção de clientes, a identificação de potenciais clientes com maior probabilidade de continuar fazendo negócio com a empresa por longos períodos aumenta.
Além disso, o valor da vida útil do cliente ajudará no cálculo da receita total da empresa, considerando os custos de aquisição de cada um dos consumidores.
5 dicas de prospecção para atrair produtores rurais
Com a prospecção, a matemática é simples: quanto mais clientes potenciais, mais chances de fechar uma venda e gerar mais lucro para a revenda agrícola.
Separamos dicas de como melhorar a prospecção de clientes para ajudar a sua equipe de vendas a melhorar os resultados e alcançar metas.
1. Use o método AIDA
O método AIDA, sigla para atenção, interesse, desejo e ação, é muito usado no marketing e nas vendas para encaminhar um cliente pelo caminho certo da jornada de compra.
Na etapa de atenção, a revenda agrícola precisa se destacar em relação às outras empresas e mostrar que é a melhor opção para solucionar o problema do produtor.
Com a atenção voltada à empresa, chegou o momento de gerar interesse suficiente para incentivar o comprador a pesquisar mais sobre os produtos e serviços.
Com o interesse aguçado, o desejo é o passo em que o produtor passa do ‘’gostar’’ para o ‘’querer’’.
E por fim a ação, onde o produtor está a um ponto de fechar a venda e precisa apenas de um atendimento personalizado e que tire todas as dúvidas pra que ele toma uma decisão final.
Na prática, combinar o método AIDA com estratégias de marketing é uma ótima tática para atrair mais clientes.
2. Aposte no marketing
Com os produtores cada vez mais conectados à internet, investir em campanhas de marketing e na presença online da sua empresa pode ser uma estratégia que ajude a atingir o público desejado.
Se o objetivo da sua revenda agrícola é atrair novos clientes, aumentar o engajamento nas redes sociais e o número de vendas, investir no marketing digital deve melhorar os resultados.
3. Crie um perfil de cliente ideal
Reserve um tempo para descobrir como é o seu perfil de cliente ideal e faça uma pesquisa na sua própria carteira de compradores.
Dessa forma, será fácil responder quem são seus cinco principais clientes atuais, quais são os mais rentáveis, as características de cada um e assim, a partir disso, criar perfis para cada um desses grupos.
4. Peça referências e indicações
Quem nunca ouviu falar que uma das melhores propagandas é a que vem de um cliente satisfeito?
Incentivar clientes já fidelizados a indicar novos parceiros é uma estratégia quase sem custos e que garante um índice de venda superior a prospecções feitas do zero.
5. Invista em tecnologia
Automatizar o processo de prospecção de clientes pode trazer muitos benefícios para o time de vendas, inclusive mais agilidade e rapidez nos processos.
Um dos principais benefícios de se investir em tecnologia e softwares na revenda agrícola é proporcionar informações centralizadas e reunidas em uma única plataforma para melhorar a rastreabilidade de um produtor específico.
Software para prospecção de clientes: conheça o Clover CRM
Uma das soluções mais indicadas para quem busca prospectar e fidelizar novos clientes, aumentar a participação de mercado e controlar os resultados de vendas tem sido a plataforma CRM.
O Clover CRM é uma solução voltada exclusivamente para o agronegócio, com um sistema único, completo e especializado.
Além disso, a ferramenta permite a integração com outras soluções e torna possível acompanhar de forma mais ampla a gestão da revenda.
O Clover CRM otimiza o tempo dos consultores em qualquer lugar que estejam, oferecendo mais acessibilidade aos dados dos clientes e fornecendo as funcionalidades necessárias para que seja possível prospectar um produtor e o tornar um comprador fiel.
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