A consultoria agronômica exerce um papel muito importante para manter o agronegócio como um dos setores mais influentes de toda a economia mundial.
Afinal, estar atualizado quanto às novidades do campo para aumentar a produtividade e melhorar a otimização de processos é uma vantagem para os produtores e empresas do setor.
Os produtores rurais trabalham duro para oferecer as melhores safras. Enquanto isso, os consultores agrícolas contribuem com informações técnicas e dão o suporte para melhorar a eficiência do campo.
Mas enfim, quais outros benefícios uma consultoria agronômica pode trazer?
Neste artigo traremos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.
Como funciona uma consultoria agronômica?
A consultoria agronômica oferece orientação, apoio técnico e comercial para agricultores, bem como qualquer pessoa no negócio agrícola.
Também aconselham empresas que produzem ração animal, sementes, fertilizantes, herbicidas, entre outras que estejam interessadas na consultoria.
O serviço ajuda a descobrir as necessidades e a taxa de progresso de uma região ou setor específico, para melhorar o desenvolvimento da produção e aumentar a performance.
Além disso, a consultoria também auxilia na estruturação de projetos, planejamento de ações, resolução de problemas e atualização sobre tecnologias e novos produtos.
Dessa forma, o principal objetivo da consultoria agronômica é ajudar seus clientes a garantir os melhores resultados.
Quais serviços oferecer em uma consultoria agronômica?
A pesquisa é uma grande parte da consultoria agronômica. Por isso, um consultor agrícola, precisa estar atualizado sobre as inovações mais recentes e importantes do setor agrícola.
O diferencial de uma excelente consultoria é entender as reais necessidades do cliente e adaptar os serviços a elas.
Diante disso, alguns dos serviços que a consultoria agronômica pode oferecer são:
- Visitar fazendas para fazer análises e coletar dados;
- Analisar, medir e interpretar os dados;
- Fazer apresentações e fornecer treinamentos e demonstrações sobre necessidades de melhoria no negócio agrícola;
- Conscientizar sobre soluções tecnológicas na agricultura;
- Ajudar na seleção de culturas e no processo de cultivo;
- Auxiliar no processo de pós-colheita e na venda dos produtos;
- Fornecer conhecimento sobre a agregação de valor dos produtos para obter taxas mais altas de retorno;
- Auxiliar no planejamento de projetos, pedidos de subsídios, assessoria jurídica e oportunidades de novos negócios;
- Executar tarefas administrativas, como gerenciar orçamentos e contas, atualizar as informações comerciais e preparar relatórios.
Como fidelizar clientes na consultoria agronômica
A fidelização de clientes na consultoria agronômica dependerá basicamente do resultado final dos serviços prestados pelo consultor.
Porém, existem muitas estratégias que podem ser implementadas para que o cliente seja convencido de que essa consultoria seja válida de se manter a longo prazo.
Construa um relacionamento concreto e transparente
A qualidade do relacionamento é a base da retenção de clientes. Aproximar-se dos clientes significa investir tempo para entender suas preocupações, sua experiência e o contexto que envolve o uso de seu serviço.
Além disso, a transparência nas comunicações é fundamental. Os clientes querem honestidade, abertura e vulnerabilidade.
Eles querem trabalhar com alguém que estabeleça expectativas realistas e as supere quase todas as vezes. E que além de tudo isso, assuma também quando não o fizer e tome medidas para torná-lo melhor quando isso acontecer.
Entregue valor no atendimento
As pessoas se lembram de como você as faz sentir. Por isso, faça com que seus clientes se sintam valorizados, apreciados e importantes.
Os clientes que sentem que fizeram uma boa escolha são mais propensos a contratar os serviços de consultoria novamente e compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas.
Dedicar um tempo para aprender quais benefícios seus clientes valorizam pode ajudá-lo a melhorar ainda mais o atendimento e a incentivar a fidelidade do cliente.
Priorize a qualidade sobre o preço
Oferecer produtos e serviços por menos dinheiro do que seus concorrentes não garante mais clientes.
Embora o custo seja uma grande consideração, muitos clientes geralmente estão dispostos a pagar mais por serviços de qualidade. Portanto, investir em conhecimento para enriquecer a consultoria é muito importante.
Facilite a vida do seu cliente
Quando o produtor rural ou algum outro cliente do meio agrícola possui um problema, ele quer que seja resolvido da melhor forma e no menor tempo possível, certo?
Esse senso de urgência às vezes pode ser um vilão quando o consultor não está preparado para lidar com a pressão.
Dessa forma, apostar em soluções, como um CRM agrícola, que ofereçam funcionalidades que entreguem relatórios em tempo real, seja uma ótima aposta para fidelizar o produtor.
O RTR, por exemplo, ajuda a identificar necessidades emergentes e a monitorar a eficiência dos resultados da propriedade ou negócio agrícola.
Além disso, o consultor pode entregar o relatório com mais rapidez, o que faz com que o cliente possa acelerar a tomada de decisão.
Aposte em um CRM agrícola
Algumas ferramentas de CRMs podem ser utilizadas para além da gestão do relacionamento com o cliente.
Existem soluções especializadas para o mercado agrícola que oferecem funções específicas para o nicho e um exemplo delas é o Clover CRM.
O Clover CRM possui um módulo voltado exclusivamente para consultorias agronômicas, onde é possível acompanhar o cliente desde o pré-plantio até a coleta final.
Nele é possível gerar relatórios completos com fotos, apontar áreas de ocorrência, preencher informações sobre o plano de cultivo, entre outros dados relevantes para uma consultoria de qualidade.
Além disso, a ferramenta também oferece a função de RTR, agendamento e registro de visitas, mapeamento de propriedades, acompanhamento do faturamento, dentre outras funcionalidades.
Conte com o Clover CRM para melhorar os serviços de consultoria agronômica. Solicite uma demonstração com nossa equipe de consultores.