Publicado em por em Consultoria Agrícola, Planejamento Agrícola

O que faz uma consultoria agronômica?

A consultoria agronômica exerce um papel muito importante para manter o agronegócio como um dos setores mais influentes de toda a economia mundial.

Afinal, estar atualizado quanto às novidades do campo para aumentar a produtividade e melhorar a otimização de processos é uma vantagem para os produtores e empresas do setor.

Os produtores rurais trabalham duro para oferecer as melhores safras. Enquanto isso, os consultores agrícolas contribuem com informações técnicas e dão o suporte para melhorar a eficiência do campo.

Mas enfim, quais outros benefícios uma consultoria agronômica pode trazer?

Neste artigo traremos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.

Como funciona uma consultoria agronômica?

A consultoria agronômica oferece orientação, apoio técnico e comercial para agricultores, bem como qualquer pessoa no negócio agrícola.

Também aconselham empresas que produzem ração animal, sementes, fertilizantes, herbicidas, entre outras que estejam interessadas na consultoria.

O serviço ajuda a descobrir as necessidades e a taxa de progresso de uma região ou setor específico, para melhorar o desenvolvimento da produção e aumentar a performance.

Além disso, a consultoria também auxilia na estruturação de projetos, planejamento de ações, resolução de problemas e atualização sobre tecnologias e novos produtos.

Dessa forma, o principal objetivo da consultoria agronômica é ajudar seus clientes a garantir os melhores resultados.

Quais serviços oferecer em uma consultoria agronômica?

A pesquisa é uma grande parte da consultoria agronômica. Por isso, um consultor agrícola, precisa estar atualizado sobre as inovações mais recentes e importantes do setor agrícola.

O diferencial de uma excelente consultoria é entender as reais necessidades do cliente e adaptar os serviços a elas.

Diante disso, alguns dos serviços que a consultoria agronômica pode oferecer são:

  1. Visitar fazendas para fazer análises e coletar dados;
  2. Analisar, medir e interpretar os dados;
  3. Fazer apresentações e fornecer treinamentos e demonstrações sobre necessidades de melhoria no negócio agrícola;
  4. Conscientizar sobre soluções tecnológicas na agricultura;
  5. Ajudar na seleção de culturas e no processo de cultivo;
  6. Auxiliar no processo de pós-colheita e na venda dos produtos;
  7. Fornecer conhecimento sobre a agregação de valor dos produtos para obter taxas mais altas de retorno;
  8. Auxiliar no planejamento de projetos, pedidos de subsídios, assessoria jurídica e oportunidades de novos negócios;
  9. Executar tarefas administrativas, como gerenciar orçamentos e contas, atualizar as informações comerciais e preparar relatórios.

Como fidelizar clientes na consultoria agronômica

A fidelização de clientes na consultoria agronômica dependerá basicamente do resultado final dos serviços prestados pelo consultor.

Porém, existem muitas estratégias que podem ser implementadas para que o cliente seja convencido de que essa consultoria seja válida de se manter a longo prazo.

Construa um relacionamento concreto e transparente

A qualidade do relacionamento é a base da retenção de clientes. Aproximar-se dos clientes significa investir tempo para entender suas preocupações, sua experiência e o contexto que envolve o uso de seu serviço.

Além disso, a transparência nas comunicações é fundamental. Os clientes querem honestidade, abertura e vulnerabilidade.

Eles querem trabalhar com alguém que estabeleça expectativas realistas e as supere quase todas as vezes. E que além de tudo isso, assuma também quando não o fizer e tome medidas para torná-lo melhor quando isso acontecer.

Entregue valor no atendimento

As pessoas se lembram de como você as faz sentir. Por isso, faça com que seus clientes se sintam valorizados, apreciados e importantes.

Os clientes que sentem que fizeram uma boa escolha são mais propensos a contratar os serviços de consultoria novamente e compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas.

Dedicar um tempo para aprender quais benefícios seus clientes valorizam pode ajudá-lo a melhorar ainda mais o atendimento e a incentivar a fidelidade do cliente.

Priorize a qualidade sobre o preço

Oferecer produtos e serviços por menos dinheiro do que seus concorrentes não garante mais clientes.

Embora o custo seja uma grande consideração, muitos clientes geralmente estão dispostos a pagar mais por serviços de qualidade. Portanto, investir em conhecimento para enriquecer a consultoria é muito importante.

Facilite a vida do seu cliente

Quando o produtor rural ou algum outro cliente do meio agrícola possui um problema, ele quer que seja resolvido da melhor forma e no menor tempo possível, certo?

Esse senso de urgência às vezes pode ser um vilão quando o consultor não está preparado para lidar com a pressão.

Dessa forma, apostar em soluções, como um CRM agrícola, que ofereçam funcionalidades que entreguem relatórios em tempo real, seja uma ótima aposta para fidelizar o produtor.

O RTR, por exemplo, ajuda a identificar necessidades emergentes e a monitorar a eficiência dos resultados da propriedade ou negócio agrícola.

Além disso, o consultor pode entregar o relatório com mais rapidez, o que faz com que o cliente possa acelerar a tomada de decisão.

Aposte em um CRM agrícola

Algumas ferramentas de CRMs podem ser utilizadas para além da gestão do relacionamento com o cliente.

Existem soluções especializadas para o mercado agrícola que oferecem funções específicas para o nicho e um exemplo delas é o Clover CRM.

O Clover CRM possui um módulo voltado exclusivamente para consultorias agronômicas, onde é possível acompanhar o cliente desde o pré-plantio até a coleta final.

Nele é possível gerar relatórios completos com fotos, apontar áreas de ocorrência, preencher informações sobre o plano de cultivo, entre outros dados relevantes para uma consultoria de qualidade.

Além disso, a ferramenta também oferece a função de RTR, agendamento e registro de visitas, mapeamento de propriedades, acompanhamento do faturamento, dentre outras funcionalidades.

Conte com o Clover CRM para melhorar os serviços de consultoria agronômica. Solicite uma demonstração com nossa equipe de consultores.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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