Manter uma relação próxima com o produtor rural é uma estratégia para fortalecer a imagem da empresa e aumentar as oportunidades de prospecção e fidelização. Dessa forma, o planejamento de visitas técnicas é uma etapa muito importante.
O time de consultores de revendas agrícolas possuem metas a serem cumpridas. Então, permanecer apenas dentro das lojas não é uma opção, é necessário ir a campo.
Garantir um ótimo mix de produtos e que atenda bem a carteira de clientes é parte essencial do negócio. No entanto, as vendas externas também são fundamentais para o posicionamento da revenda no mercado.
Nesse sentido, o que é preciso para otimizar essas atividades? O que a equipe de vendas deve fazer para melhorar a produtividade?
Separamos 4 dicas para elevar a eficiência das visitas técnicas no campo e aumentar os resultados da sua revenda agrícola.
Importância de visitas técnicas para revendas agrícolas
Conforme levantamento feito pela ANDAV, foi estimado que mais de 10 milhões de visitas são feitas anualmente por técnicos agrícolas a produtores rurais.
As visitas técnicas têm como o objetivo fazer um levantamento geral de informações do produtor e da propriedade, permitindo uma avaliação cuidadosa sobre a produção e necessidades a serem atendidas.
É fato que o foco dos consultores está nas vendas, mas estas são excelentes oportunidades de diferenciar o serviço da concorrência e ampliar as chances de fidelização do cliente.
É importante que a equipe de vendas seja parceira do produtor e entenda seus objetivos na produção para que, a partir disso, possibilite os recursos necessários para o melhor resultado do ciclo.
4 dicas para melhorar a eficiência das visitas técnicas
Estar na propriedade de seus clientes e prestar serviços de qualidade são atitudes que geram valor e fortalecem a confiança do produtor com a revenda agrícola.
Para melhorar as visitas técnicas no campo, confira 5 dicas importantes:
1. Planeje suas visitas
Parece óbvio, mas o planejamento das visitas é muito importante para evitar gastos e também é um ótimo meio para traçar um plano estratégico e de atendimento personalizado ao produtor.
Saber quem o consultor irá atender na próxima visita, possibilita o levantamento prévio de informações para que ele chegue preparado para superar expectativas e otimizar o tempo na atividade externa.
2. Proximidade com o cliente
Além de uma boa apresentação, é essencial saber conduzir um diálogo com o produtor. Esclareça todas as dúvidas dele, explique passo a passo tudo sobre o negócio e mostre que você sabe como resolver o problema.
Oferecer demonstrações do produto, usar outros clientes de sucesso como exemplo e demonstrar empatia são estratégias que fazem toda a diferença.
É importante lembrar que a visita não é apenas uma venda, é uma oportunidade de parceria a longo prazo e de aumentar a credibilidade da empresa.
3. Organização e transparência
O agendamento de uma visita técnica é o seu primeiro contato com o cliente. Por isso, cumprir horários é essencial para uma boa impressão.
Não economize na conversa e transmita todas as informações necessárias para o produtor. Não há situação pior para a imagem do consultor do que o cliente concluir a compra e sentir-se enganado na sequência.
Seja transparente em relação aos serviços e produtos e mostre que está à disposição para futuras questões. Garantir um pós-venda de qualidade também é uma forma de fidelização.
4. Acompanhe o produtor
Acompanhar o produtor após a venda é uma etapa fundamental para compreender a satisfação do mesmo com o serviço ou produto.
O objetivo desse contato é manter um relacionamento próximo com o cliente, mostrar a importância dele para a empresa e como resultado, também aumentar as possibilidades de futuras vendas.
Bônus: Simplifique as visitas técnicas com a tecnologia!
Você já percebeu que conhecer o produtor rural e sua propriedade é o primeiro passo para garantir o sucesso das visitas técnicas, não é mesmo?
Existem muitas soluções de CRM que facilitam o dia a dia dos consultores, mas uma opção que se destaca, justamente por ser voltado para agronegócio, é o Clover CRM.
Além de automatizar a gestão comercial, através da plataforma é possível acompanhar o planejamento das safras, mapear as áreas cultiváveis da propriedade do cliente, monitorar as visitas técnicas em tempo real, além de muitas outras funcionalidades.
O Clover CRM não só otimiza a rotina da equipe de vendas, mas também contribui para que o gestor comercial acompanhe todos os passos dos consultores no campo, inclusive o histórico de informações de cada produtor.
Na ferramenta é possível também realizar comparações entre visitas e vendas, metas e vendas e potencial e vendas, tudo isso atrelado ao acompanhamento do Customer Share.
Desse modo, combinando o uso de um CRM qualificado com um atendimento especializado, as chances de ótimas conversões e clientes satisfeitos serão ainda maiores.
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