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Plano de vendas para revendas agrícolas: como definir?

O crescimento do agronegócio brasileiro superou expectativas em meio ao cenário de incertezas dos últimos dois anos. Entre plano de vendas, custos de produção e muito foco nos lucros, o mercado se manteve em pé e terminará o ano batendo recordes.

Conforme balanço feito pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA),em 2021, o setor movimentou U$$ 102,4 bilhões com exportações, superando os U$$ 101,2 bilhões de 2018.

Com uma previsão positiva para 2022 e uma projeção de aumento de 3 a 5% em relação ao ano anterior, a produção da safra também deve ultrapassar os números desta temporada com 289 milhões de toneladas.

Levando em consideração as ótimas perspectivas para o mercado, é preciso se preparar para os desafios e avaliar as oportunidades para impulsionar ainda mais os resultados.

Confira neste artigo como definir um plano de vendas para melhorar a performance da sua revenda agrícola e lucrar mais.

Plano de vendas para revendas agrícolas em 5 passos

Para vender mais não basta apenas oferecer um bom preço ou trazer novidades, é necessário um planejamento bem estruturado para aperfeiçoar a gestão comercial da agrorevenda.

Enxergar os pontos de melhoria e os que devem ser implementados são de imensa importância para entender em que, realmente, o plano de vendas precisa ser baseado.

Pensando nisso, separamos 5 passos para ter como ponto de partida:

1. Faça um comparativo do ano anterior

O primeiro passo para um planejamento de sucesso é ter um olhar analítico em relação ao alcance da empresa no último ano.

É importante fazer um balanço do número de clientes atendidos, vendas realizadas e faturamento para definir metas realistas e alcançáveis, evitando custos indesejáveis.

Dessa forma, coloque todas as contas em dia, faça um levantamento sobre os rendimentos e gastos, analise o estoque e tire tudo isso como base para criar uma estratégia de vendas para o próximo ano.

2. Avalie sua carteira de clientes

Fazer uma avaliação completa de quem está na sua base de produtores rurais é fundamental para segmentar os que possuem mais potencial.

A partir disso, é possível traçar planos de ação personalizados de acordo com cada perfil, focar na fidelização e novas prospecções.

Contar com um CRM especialista em agronegócio garante mais produtividade e eficiência nessa atividade, além de permitir o planejamento e monitoramento de visitas técnicas da equipe a campo e acesso a informações atualizadas em tempo real.

3. Defina as metas e prazos

Todo plano de vendas precisa contar com metas e prazos para que esses objetivos sejam alcançados. Essa definição deve basear tanto numa análise relevante do mercado, como também nos próprios clientes.

Se você sabe que boa parte dos produtores faz compras para a safra de final do ano, por exemplo, deve focar suas metas para o período em que as vendas tendem a acontecer em maior número.

Ao mesmo tempo, se o mercado demonstra a valorização por determinado produto agrícola, as metas podem ser voltadas a aproveitar esse momento.

4. Determine métricas e indicadores

Estabelecer métricas e indicadores de venda são essenciais para acompanhar o sucesso das ações, permitindo mensurar adequadamente os resultados. É importante definir as variáveis que fazem mais sentido na hora de definir os indicadores, como vendas por consultor, fabricante, produto, loja, entre outros.

As duas análises ajudam a visualizar o desempenho estratégico e de qualidade, comparando ações passadas, identificando os erros e corrigindo os que está dando certo.

5. Acompanhe os resultados e faça os ajustes necessários

Seu plano de vendas vai precisar de uma avaliação constante para que a tomada de decisões seja de acordo com as necessidades da empresa.

Acompanhar os passos da equipe de consultores, dar feedbacks periódicos e investir na capacitação e melhoria contínua de processos são alternativas

Aposte na tecnologia para resultados ainda melhores

Certamente, criar um plano de vendas é indispensável para garantir bons resultados na sua revenda agrícola. A questão é que, em meio a tantos processos, a gestão comercial pode acabar perdendo um pouco do rendimento.

Contar com a tecnologia é uma oportunidade de automatizar processos na empresa e otimizar o tempo para investir mais na performance.

A Aliare, maior empresa brasileira de tecnologia voltada para o agronegócio, conta com soluções completas e integradas para a gestão.

Uma delas é o Clover CRM, plataforma de gestão comercial e relacionamento com o produtor, que permite:

  • Mapear o mercado de acordo com o potencial dos clientes;
  • Segmentar e elaborar estratégias de acesso ao produtor;
  • Traçar planos de vendas e objetivos da equipe;
  • Criar planos de ação personalizados para cada cliente;
  • Planejar e monitorar visitas técnicas no campo em tempo real;
  • Gerenciar todo o desempenho do plano de metas.

Se o objetivo da sua empresa é garantir crescimento e aumentar os lucros, aliar um plano de vendas eficaz a uma ferramenta especializada pode ser uma boa opção. Solicite uma demonstração gratuita do Clover CRM e conheça outras funcionalidades para sua agrorevenda.

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Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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