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Metas de vendas no negócio agrícola: como usar um CRM para traçá-las

O processo para estabelecer metas de vendas pode ser um trabalho árduo para o gerente comercial, se o mesmo não contar com a ajuda de ferramentas como, por exemplo, um CRM que simplifiquem o planejamento.

Afinal, é preciso ter uma visão geral de todas as estratégias comerciais, além de relatórios da trajetória de crescimento, com base nos números anteriores do negócio agrícola, para garantir uma maior produtividade.

Assim como em qualquer mercado, no agronegócio a capacidade de atingir metas de vendas é um fator-chave que define o desempenho de uma equipe.

Além disso, atribuir metas de vendas é um meio para motivar os representantes para buscar resultados cada vez melhores e contribuir para os lucros da empresa.

Mas como é possível usar um CRM para facilitar as atribuições de metas de vendas e garantir mais potencial para seu negócio agrícola? É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Por que é importante estabelecer metas de vendas realistas?

Muitas empresas comentem erros ao traçar planos de metas de vendas. Uma estratégia comum é considerar apenas a receita do ano anterior e se basear no que parece ser uma taxa de crescimento razoável.

No entanto, essa abordagem não considera nenhuma variável como a volatilidade do mercado, por exemplo. Como resultado, isso pode levar a números inatingíveis.

Definir metas de vendas irrealistas ou imprecisas pode ter um grande impacto nos resultados dos negócios e em toda a estratégia comercial de uma empresa.

Não só pode afetar a gestão do fluxo de caixa, mas também atrapalhar o desempenho de vendas, seja por as metas serem difíceis de serem atingidas ou até mesmo superadas com muita facilidade.

Dessa forma, é muito importante estar atento às variações do mercado e rever as metas, se necessário. O gerente comercial precisa acompanhar de perto os números, pois um dos seus papéis é manter os representantes de vendas motivados e com bom desempenho.

Para isso, o uso de um CRM pode facilitar o planejamento de metas de vendas, além de ser essencial para tomadas de decisões mais assertivas e aumento de produtividade.

Qual a importância do uso do CRM na estratégia de vendas?

Um sistema de CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente que simplifica a rotina comercial de uma empresa. Além disso, existem opções totalmente voltadas para o nicho de mercado, como o CRM especialista para o agronegócio.

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, o uso de um CRM é um pré-requisito para as vendas, já que o mesmo possui recursos para que a equipe comercial conheça detalhes sobre o perfil e comportamento de seus clientes.

Ainda segundo a pesquisa, 58% das empresas reconhecem que o CRM é fundamental para melhorar o desempenho das vendas. Isso porque por meio do sistema é possível que o representante entenda o papel que desempenha no processo de compra.

O CRM reduz o ciclo de vendas, automatizando tarefas manuais e repetitivas e ainda contribui para o fácil acesso de dados. Nesse sentido, o trabalho é otimizado, tanto para o time, quanto para os gestores, que podem identificar formas para melhorar os resultados.

Os dados do relatório fornecido pelo LinkedIn aponta também que mais da metade dos representantes de venda afirmam que o maior desafio são os dados incompletos dos clientes.

Desse modo, o uso do CRM é fundamental para ter dados atualizado e em tempo real, mantendo a qualidade da informação dos clientes em potencial para uma abordagem mais precisa de vendas.

Por fim, o CRM pode potencializar a performance dos representantes durante as vendas, ajudando a qualificar e melhorar a abordagem de clientes e os fidelizar.

Como um sistema de CRM pode ajudar a traçar metas de vendas?

Já sabemos que a tecnologia e o uso de um CRM podem ser importantes para fechar negócios. Afinal, o sistema contribui para melhorar e otimizar a rotina comercial.

Mas como o CRM pode ajudar a traçar metas de vendas? Separamos algumas das vantagens abaixo:

1. Permite identificar a participação de mercado

A participação de mercado é a métrica mais importante para avaliar a eficácia das estratégias de vendas para geração de receita. Com um CRM ideal, é possível obter dados competitivos para quantificar essa porcentagem.

A partir disso, estabelecer metas de vendas com base nesses números torna-se mais fácil, já que, desse modo, o gestor pode ter uma visão mais assertiva dos resultados e do desempenho que deseja atingir.

2. Fornece relatórios de cada representante de vendas

Os resultados de cada representante de vendas são muito importantes para estabelecer novas metas alcançáveis. Isso porque de nada adiante aumentar a meta para um membro da equipe que não conseguiu atingir a anterior.

Nesse caso, o CRM pode gerar relatórios individuais que dão uma visão geral do desempenho dos representantes, ajudando assim a traçar metas de vendas mais realistas para cada um deles.

3. Determina uma previsão de vendas

A previsão de vendas permite identificar e estabelecer metas de crescimento para o seu negócio agrícola. Isso porque fornece uma análise das possíveis oportunidades futuras de fechamento de vendas.

Nesse sentido, o CRM pode ajudar a traçar metas de vendas com base na análise de dados e de potenciais clientes. Assim, o processo de definir metas é simplificado, já que poderão ser baseadas no desempenho de cada consultor.

4. Permite monitorar o andamento das metas

Monitorar as metas de vendas é passo fundamental para corrigir erros antes que se tornem um problema maior. Essa frequência permite reajustar os objetivos, conforme as necessidades do negócio agrícola.

Dessa forma, o gerente comercial consegue ter mais controle do desempenho de cada representante de vendas, pois com o uso do CRM é mais fácil acompanhar e monitorar todas as ações feitas por cada um deles.

Aprimore suas metas de vendas com o Clover CRM

O Clover CRM é um sistema de gestão comercial e relacionamento com o cliente que oferece recursos fundamentais para empresas agrícolas que desejam ter crescimento contínuo.

Com um módulo analítico, a ferramenta permite que o gerente comercial trace metas realistas, baseadas nas expectativas e atual situação do mercado.

Através do Clover CRM é possível:

  • Gerenciar as oportunidades de vendas;
  • Planejar metas com base no potencial de cada cliente;
  • Ter uma visão geral da participação da empresa no mercado;
  • Analisar as vendas por período e quantificar o desempenho de cada consultor;
  • Analisar todo o ciclo de vendas e acompanhar a evolução dos negócios até o fechamento.

Além disso, o Clover CRM ainda ajuda a otimizar as tarefas manuais que consomem o tempo de cada representante, ajudando com que aumentem a produtividade e possam se dedicar mais ao atendimento de produtores rurais.

Por fim, a ferramenta ajuda a definir metas de vendas do zero, com base nos relatórios gerados de forma simplificada e rápida. Esses dados são valiosos para estipular objetivos alcançáveis, que podem melhorar os resultados da empresa.

Quer entender na prática como o Clover CRM pode ajudar a traçar as metas de vendas? Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita!

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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