A cada ano, o uso de soluções tecnológicas para automatizar a gestão de vendas no agronegócio e melhorar o relacionamento com o produtor aumenta.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa juntamente com o Inpe e o Sebrae, 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.
Das alternativas em destaque, o CRM é uma forte ferramenta de gerenciamento, automação e estratégia de vendas, no que se diz respeito a processos ligados a gestão comercial e relacionamento com o cliente.
Sabendo que o uso de softwares na rotina do agronegócio pode beneficiar todo o processo comercial de uma empresa, como uma plataforma CRM pode acrescentar nesta rotina?
O que é CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão estratégica que tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
A solução viabiliza manter uma base de dados atualizada e com informações precisas, possibilitando a integração com outros sistemas de gestão (ERP, BI) que facilitam o dia a dia de uma empresa.
O CRM é essencial para empresas que buscam aprimorar processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado, otimizando as atividades da equipe comercial e levando a resultados normalmente em pouco espaço de tempo.
CRM na prática: descomplicando a gestão de vendas no agronegócio
Independente do mercado em que a empresa atua, o objetivo dela sempre será traçar um plano de ação que atenda às necessidades do cliente. Por exemplo, no agronegócio o foco está na fidelização do produtor rural.
Construir um planejamento estratégico que faça com que gestão comercial e relacionamento com o cliente estejam em constante conexão nem sempre é tarefa fácil.
Para isso, unir as metas de vendas com as metas organizacionais e a perspectiva de crescimento é um fator determinante no sucesso do seu negócio.
Considerando que o objetivo é aumentar as vendas e melhorar a comunicação com o produtor, vamos entender como o CRM pode aprimorar esses pontos.
Como funciona um CRM especialista em agronegócio?
A função de um CRM é promover maior acessibilidade a dados que auxiliem o gerente comercial e a equipe de vendas a otimizar o tempo e aperfeiçoar a performance em campo.
O software agiliza todo o ciclo de vendas, reunindo as informações de produtores rurais com mais precisão e facilitando tomadas de decisão mais assertivas.
Além disso, permite aos consultores comerciais um maior conhecimento de clientes, tornando mais simples um planejamento que atenda a necessidade para oferecer serviços mais personalizados e satisfatórios.
Alguns CRMs possuem foco voltado apenas para a distribuição de leads, mas outros contam com funções que podem ser integradas em diversos setores da empresa. Um exemplo de software que entrega um serviço completo é o Clover CRM.
O Clover CRM é uma solução especializada no agronegócio que atende empresas como revendas de insumos agrícolas, bem como concessionárias de máquinas, cooperativas e lojas agropecuárias, entre outras.
Nesse sentido, a plataforma é dividida em 3 etapas de gerenciamento:
Gestão operacional
Em primeiro lugar, quando nos referimos à gestão operacional de um agronegócio, é preciso de uma visão estratégica que acrescente valor ao atendimento e facilite o trabalho da força de vendas ao gerar e buscar informações dos produtores rurais.
O Clover CRM oferece recursos que:
- Compartilham informações do produtor para toda a empresa;
- Auxiliam no planejamento de visitas técnicas;
- Fornecem informações comerciais atualizadas para o time de campo;
- Apresentam as atividades realizadas com todo o time de gestão;
- Mantem um histórico das ações realizadas no cliente.
Gestão de carteira
Uma segmentação de clientes bem estruturada é a principal chave para conhecer bem a quem será entregue os serviços, permitindo focar nas principais necessidades do produtor rural.
Desse modo, o CRM pode otimizar o tempo e melhorar a proatividade proporcionando:
- Melhor gerenciamento do potencial dos clientes mapeados;
- Diferenciação do atendimento segundo o perfil do produtor;
- Análise de Customer Share;
- Acompanhar o cumprimento de metas;
- Prospecção ou remanejamento da carteira de clientes.
Gestão estratégica
O gerente comercial é, acima de tudo, o profissional que acompanha toda a performance do ciclo. Com essa funcionalidade o gestor de vendas pode compreender a participação da empresa em relação ao mercado e visualizar a evolução das vendas.
Além disso, pode também:
- Desenvolver uma previsão de vendas por produtor rural;
- Avaliar a margem de lucro do ciclo;
- Verificar o mix de produtos;
- Analisar a participação por marca.
Escolher um sistema que se adeque ao nicho de mercado do seu negócio é essencial para uma implementação de sucesso, garantindo assim o uso total dos recursos disponibilizados pela ferramenta.
Sendo assim, as estratégias dos serviços poderão estar melhor focadas nas necessidades dos clientes. Como resultado, haverá uma melhora na qualidade dos mesmos e um aumento do poder de compra ao alinhar o planejamento à segmentação e fidelização.
Como uma solução CRM pode beneficiar a gestão do meu agronegócio?
Vimos até aqui que soluções voltadas para o agronegócio, como o Clover CRM, auxiliam na automação de processos para que toda a gestão comercial possa focar em fidelizar produtores e aumentar as vendas.
Por outro lado, a implantação da ferramenta também pode reduzir custos, já que é possível planejar estratégias que melhor atendam a performance de acordo com o potencial de mercado atendido.
Uma das maiores vantagens de aderir ao uso de um CRM especialista em agronegócio, é poder contar com a plataforma nas visitas técnicas, já que os consultores podem ter acessos a toda a base de dados mesmo offline.
Enfim, investir nesta tecnologia nas atividades organizacionais possivelmente é um dos meios de expandir o mercado potencial e abrir portas para novas oportunidades.
Quer saber como o Clover CRM pode melhorar a gestão de vendas do seu negócio agrícola na prática? Clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!