A expansão do agronegócio exige que, a cada dia, as equipes de empresas que atendem o produtor rural, estejam mais qualificadas. Uma figura muito importante para que o plano de metas seja bem executado é o gerente comercial.
Antes mesmo que as vendas aconteçam, o gestor precisa ter experiência com o mercado que atua, para que, assim, esteja preparado para guiar sua equipe. Esse é o ponto principal para se obter sucesso em qualquer planejamento estratégico a seguir.
- 1. Potencial de mercado: descobrindo oportunidades
- 2. Segmentação de clientes: conheça bem o produtor rural
- 3. Estratégia de vendas: definindo o ponto de partida
- 4. Planejamento de serviço: crie planos de ação com a equipe
- 5. Execução das atividades: acompanhe o trabalho de perto
Sabendo que o maior objetivo desse profissional é monitorar e analisar o desempenho do ciclo de vendas, quais são as etapas a seguir para ter um bom rendimento?
Neste artigo, você encontrará dicas importantes para definir uma gestão comercial bem estruturada. Além disso, aprenderá como se tornar um profissional reconhecido atuando em negócios como revendas de insumos agrícolas, concessionárias de máquinas, cooperativas e lojas agropecuárias.
Gerente comercial: 5 etapas para uma performance de sucesso
O gerente comercial é um profissional com papel fundamental dentro do agronegócio, pois é ele que define com o time de vendas a melhor tática para atingir as metas do ciclo.
Em meio à grande lista de responsabilidades e principais funções de um gerente, podemos destacar algumas importantes para direcionar e engajar a equipe.
Dentre elas, separamos dicas essenciais para potencializar os resultados e se destacar como um líder de sucesso!
1. Potencial de mercado: descobrindo oportunidades
Entender o posicionamento da sua empresa dentro do agronegócio não só é imprescindível para qualquer começo, como também para definir melhores estratégias de venda.
Desse modo, o gerente comercial compreende quais as necessidades a serem melhoradas, quais são os déficits a serem corrigidos, o perfil do produtor rural que a empresa atende, entre outros.
É fundamental também mapear as áreas produtivas da região que a empresa ainda não atende para definir com os consultores uma estratégia para fidelizar mais produtores.
Nesse sentido, é possível traçar um planejamento estratégico mais elaborado para atingir as metas estabelecidas com a equipe comercial.
2. Segmentação de clientes: conheça bem o produtor rural
Como em todo mercado, no agronegócio um dos maiores passos para construir um plano de ação concreto é ter uma segmentação de clientes bem estruturada.
A segmentação consiste em criar uma conexão mais próxima com o produtor, entendendo quais são as suas necessidades para melhorar o relacionamento com ele.
Também é essencial estudar os hábitos de compra do produtor, o que ele valoriza (mix de produtos, preço, atendimento),entre outros aspectos comportamentais que podem contribuir para a conversão.
Se o foco do gerente comercial e da equipe são as vendas, é preciso entender a quem vão entregar os seus serviços. Afinal, conhecendo bem o produtor rural é possível oferecer um atendimento mais personalizado e focado na fidelização.
3. Estratégia de vendas: definindo o ponto de partida
O agronegócio tem sua base em ciclos e com a mensuração dos resultados anteriores é possível ter uma previsão para o próximo. A partir disso, o líder comercial poderá estudar uma meta para o ciclo seguinte.
A estratégia de vendas é um ponto de partida muito importante, pois é um passo de crescimento para a empresa e para a equipe de vendas.
Nessa etapa, o gerente comercial precisa estudar um plano alcançável e que, ao mesmo tempo, supere expectativas não só nas vendas, mas também em relação à concorrência.
Além de estabelecer uma meta, o gestor é o responsável por comunicar claramente os objetivos da estratégia e engajar sua equipe para que a desempenho final seja satisfatório.
4. Planejamento de serviço: crie planos de ação com a equipe
Uma vez feita a segmentação e definida a estratégia de vendas, chegou o momento de reunir a equipe e criar um plano de ação para cada produtor.
Promover treinamentos, capacitar sua equipe e trazer conhecimento também é algo que pode somar na hora de criar o planejamento, afinal tudo conta na hora de cumprir a meta.
Organize as rotas de visitas, oriente sua equipe a oferecer produtos e serviços que agreguem valor ao produtor e o faça entender que a sua empresa transmite segurança e qualidade no que entrega.
5. Execução das atividades: acompanhe o trabalho de perto
Monitorar a equipe de vendas, na prática, ajuda a aperfeiçoar todo o trabalho desenvolvido anteriormente. Neste caso, o gerente pode coletar dados e analisar o que pode ou não estar funcionando e ajustar conforme o que é necessário.
Da mesma forma, cabe também dar feedbacks aos consultores, os incentivando a melhorarem as suas abordagens e a alcançarem suas metas.
Como a tecnologia pode ajudar o gerente comercial?
Como vimos neste artigo, as responsabilidades de um gerente comercial são muitas, no entanto, combinadas ao uso da tecnologia podem ser desempenhadas de forma mais eficiente.
Uma plataforma de CRM especialista no agronegócio pode ajudar a automatizar a gestão. A partir disso, é possível agilizar processos, melhorando o relacionamento com o produtor rural e otimizando o tempo do gestor e da equipe de vendas.
O Clover CRM é uma solução que facilita o acesso a todas as informações comerciais e de gestão de carteira em uma única plataforma.
Os benefícios para a gestão comercial são muitos, entre eles a otimização de processos como:
- Histórico de atendimento de clientes;
- Análise de desempenho da equipe;
- Visibilidade do potencial do mercado;
- Acompanhamento das visitas dos consultores.
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Siga as dicas para se tornar um gerente comercial de sucesso no agronegócio e melhore a performance da sua empresa e equipe de vendas.