Publicado em por em CRM Agrícola, Gestão Agrícola

Como atrair clientes no agronegócio

A dúvida sobre como atrair clientes é algo frequente para muitas empresas. E mesmo que uma base de clientes fiéis seja construída, novos consumidores são essenciais para expandir seus negócios a longo prazo.

Para isso, ter uma ótima equipe de vendas e excelentes estratégias de atendimento ao cliente são essenciais.

Mas, além disso, existem vários planos de ação que podem ser colocados em prática.

Com isso, será possível atrair mais clientes e fazer com que continuem escolhendo seu negócio agrícola ao invés da concorrência.

Reunimos neste artigo, dicas de como atrair mais clientes para sua empresa e garantir melhores resultados.

Continue a leitura para conferir!

O que fazer antes de atrair novos clientes

Primeiramente, se o seu objetivo é vender mais e descobrir como atrair novos clientes, mapear o mercado de atuação é imprescindível.

Para isso, é necessário entender o perfil e o comportamento do produtor e empresas potenciais que você deseja atrair e conquistar.

Em seguida, seu agronegócio precisa também esclarecer as expectativas e responder alguns questionamentos:

  • É realmente necessário aumentar a base de clientes?
  • A empresa tem condições de atender novos clientes, mantendo a qualidade do atendimento?
  • Que perfil tem o produtor e as empresas que quero atrair?
  • O investimento vale a pena?

Como avaliar o comportamento e traçar o perfil do seu cliente

O primeiro passo para a captação de novos clientes é saber quem eles são. É muito mais eficaz estabelecer uma estratégia de segmentação bem definida do que tentar atrair qualquer tipo de cliente.

Isso porque nem todas as pessoas vão querer os mesmos produtos e serviços e os seus esforços e investimento serão desperdiçados, enquanto poderiam ser focados no que é certo.

Nesse momento, contar com um CRM especializado no agronegócio pode ajudar a definir um plano de ação mais assertivo.

Com o Clover CRM, por exemplo, é possível mapear clientes, entender os aspectos comportamentais de compra, segmentar por carteira e ainda traçar o perfil relacionando ao potencial econômico.

Dicas sobre como atrair mais clientes para seu negócio agrícola

Mapeado o mercado e traçado o perfil dos seus clientes potenciais, essa é a hora de colocar em prática algumas dicas importantes para ajudar a atrair novos clientes.

Agrade seus clientes atuais

Seus consumidores atuais são seus maiores aliados na transmissão de informações sobre seu negócio e na indicação de novos clientes.

No entanto, se o atendimento não for excepcional e os promotores da sua marca não estiverem satisfeitos, eles não ajudarão a promover sua empresa.

Portanto, invista na experiência dos clientes já existentes e isso ajudará na estratégia de novas prospecções.

Vendas soluções e agregue valor

Pessoas procuram por produtos e serviços que consigam resolver seus problemas. Além disso, empresas que demonstram que se importam com seus clientes possuem maior taxa de retenção e fidelização.

Por isso, seu negócio agrícola deve ser um solucionador de problemas para agregar valor para seus clientes e fazer com que eles voltem com frequência.

Ofereça ofertas e descontos

Oferecer promoções e descontos é um método eficaz e criativo para atrair clientes para o seu agronegócio.

Ofertas e descontos são vistos como uma grande oportunidade de economizar e conhecer novas empresas.

Por isso, crie estratégias de marketing para atrair novos clientes que precisam de um incentivo.

Ganhe a confiança do cliente

Se você fizer com que seus clientes confiem em você, eles ficarão muito mais satisfeitos e serão leais por muito mais tempo.

Desse modo, oriente sua equipe de vendas a ser honesta e a sempre manter a palavra. Ou seja, se prometer algo, cumpra!

Muitas vezes a confiança é quebrada porque o cliente sente que a empresa quer tirar vantagem dele. Então, manter a transparência é sempre o melhor caminho.

Use as reclamações a seu favor

Melhorar a aquisição de clientes requer uma mudança de atitude. Em vez de pensar em reclamações e comentários negativos como algo ruim, use-os como uma oportunidade de saber o que seus clientes realmente pensam.

As avaliações negativas ajudam você a melhorar seus serviços. É melhor para um cliente reclamar abertamente do que parar de comprar sem qualquer explicação.

Ou seja, da próxima vez que alguém fizer uma reclamação, aproveite a oportunidade para resolver o problema.

Mantenha contato

Conforme a IDC, 67% dos consumidores e 91% das empresas acreditam que os serviços devem ser mais rápidos e intuitivos. Para conseguir isso, sua empresa precisa ter contato regular com o cliente.

Dessa maneira, criar um relacionamento contínuo permite que você monitore como os clientes se sentem em relação à sua marca e resolva possíveis problemas antes que eles apareçam.

Conheça seus concorrentes

A análise competitiva é uma parte essencial de qualquer negócio. Conhecer seus concorrentes não significa roubar suas ideias. Afinal, trata-se de conhecer seus pontos fortes e fracos.

Ao analisar a concorrência, é importante saber o que você procura e como essas informações podem ajudar o seu negócio.

As estratégias de como atrair clientes podem ser eficientes

A maneira correta de atrair novos clientes para o seu negócio agrícola não precisa ser um bicho de sete cabeças. Tudo o que você precisa é de uma boa estratégia e eficiência para fazer as coisas funcionarem.

Por isso, foque no atendimento excepcional e, além disso, nos seguintes passos:

  1. Construa uma base de clientes leais;
  2. Desenvolva um plano de ação focado no cliente;
  3. Entenda as necessidades de seus clientes e supere suas expectativas;
  4. Receba as reclamações dos clientes e as resolva com integridade;
  5. Estude frequentemente seus clientes e avalie o serviço que você oferece.

Assim, seguindo essas dicas, conquistar o seu objetivo de atrair clientes e ter mais sucesso nas vendas terão mais resultados.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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