É necessário implantar algumas estratégias para medir o bom desempenho de uma empresa e uma maneira de descobrir isso é através do benchmarking.
O benchmarking é uma prática essencial para comparar os negócios com outros concorrentes do mercado, assim como o sucesso de produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Colocar sua empresa rural em uma posição de sucesso no mercado agrícola pode ser um desafio, mas através de boas práticas e processos implementados, é possível conquistar ótimos resultados.
Neste texto, exploraremos mais a fundo o conceito de benchmarking, suas aplicações e os benefícios que pode trazer para as empresas que o utilizam.
O que é benchmarking?
O benchmarking é um processo estratégico que permite medir o sucesso da sua empresa em relação a outras do seu setor. Isso permite descobrir lacunas em processos que podem estar atrapalhando os resultados.
A estratégias de benchmarking consistem em estudar os maiores concorrentes do mercado em que sua empresa atua, para assim implantar planos de ação que contribuam para o sucesso.
No entanto, mesmo que você tenha uma ideia geral do que os concorrentes estão fazendo de melhor, você precisa descobrir o que os diferencia dos outros em seu setor. Por isso, é importante traçar assertivamente um objetivo.
Ao estudar empresas com desempenho superior, detalhando o que torna isso possível e comparando esses processos com a forma que sua empresa opera, você pode implementar mudanças que produzirão melhorias significativas.
Por que o benchmarking é importante para o crescimento da sua empresa rural?
A maioria das empresas usa um modelo de benchmarking para avaliar como está indo e como pode melhorar. A estratégia é geralmente usada para entender onde estão competitivamente dentro de um mercado.
Nesse sentido, também inclui como estão se saindo em relação aos padrões de melhores práticas existentes para determinados setores, como funções regulamentadas ou credenciadas.
Quando aplicado corretamente, o benchmarking pode ajudar empresas a:
- Aumentar a eficiência de seus processos;
- Atingir os objetivos do negócio;
- Entender melhor o cenário competitivo;
- Ajustar a maneira como as empresas fabricam e comercializam produtos e serviços;
- Motivar os colaboradores, elevando os padrões e medindo objetivamente o desempenho;
- Melhorar a satisfação do cliente.
O benchmarking apontará quais mudanças farão mais diferença no dia a dia da sua empresa rural, mas é importante manter as práticas contínuas para que os resultados sejam consistentes.
Como funciona o benchmarking?
O benchmarking consiste no processo de estudo e análise das empresas de referência do seu mercado de atuação para definir estratégias que farão diferença no desempenho do seu negócio agrícola
Com isso, antes de tudo, é preciso definir os objetivos do benchmarking para estabelecer critérios de avaliação que guiarão uma pesquisa de mercado detalhada para reunir informações essenciais.
Ao selecionar os concorrentes que serão analisados, é preciso agora reunir dados sobre as práticas, processos e resultados gerados por essas empresas, para assim gerar um relatório comparativo de desempenho.
A partir deste relatório, será possível definir e implementar planos de ações com as melhorias a serem feitas para que os resultados sejam alcançados.
É imprescindível que as mudanças sejam monitoradas e avaliadas continuamente para que sejam ajustadas conforme a necessidade, garantindo que a empresa permaneça competitiva e dentro das previsões do mercado.
Tipos de benchmarking
Definir o tipo de benchmarking ideal para sua empresa é o ponto fundamental para implementar estratégias assertivas para melhorar os desempenhos dos processos internos e os resultados gerais.
Por isso, aqui você irá entender para que serve cada um deles. Confira!
Benchmarking competitivo
Ser um líder de mercado não depende apenas de número positivos, é necessário estar à frente dos primeiros do topo. Nesse sentido, o benchmarking competitivo é a maneira de determinar o que o sucesso da sua empresa realmente vale em relação à concorrência.
Com esse tipo de benchmarking, é possível entender onde outras empresas agrícolas estão querendo chegar e identificar também tendências emergentes.
O benchmarking competitivo requer uma abordagem sistemática começando com o estabelecimento de metas e parâmetros definitivos para análise.
Benchmarking estratégico
O principal objetivo do benchmarking estratégico é aprender com o sucesso de outras empresas. Isso envolve saber como conquistaram um lugar de referência e como se desenvolveram ao longo do tempo.
Para isso, é preciso estudar os modelos de negócios da concorrência para entender os pontos que podem ser implementados na sua empresa.
O benchmarking estratégico também permite identificar áreas nas quais as empresas competem, para que você possa detectar lacunas que precisam ser superadas.
Benchmarking funcional
O benchmarking funcional identifica oportunidades de melhorias e desenvolvimento de novas estratégias para aumentar a eficiência e produtividade de uma empresa.
Nesse tipo de benchmarking, as empresas buscam comparar o desempenho de diferentes áreas funcionais, como por exemplo, produção, vendas, marketing, finanças, logística, recursos humanos, entre outras.
O objetivo é identificar as melhores práticas utilizadas em cada área, e buscar incorporá-las em outras áreas da empresa que ainda não as utilizam.
Essa comparação auxilia a enxergar problemas internos e promover a troca de conhecimentos e experiências entre as áreas. Assim, é possível promover melhorias operacionais e aumentar a competitividade de mercado.
Benchmarking de processos
Esse tipo de benchmarking possui uma abordagem mais qualitativa e tem como objetivo avaliar como os processos são realizados dentro da sua empresa e apontar áreas a serem otimizadas.
Então, o primeiro passo é mapear os processos internos para comparar os fluxos de trabalho para identificar onde são produzidos os melhores resultados, definindo assim padrões.
No entanto, o benchmarking de processos não se limita à sua própria empresa. Você pode comparar com estatísticas ou dados disponíveis publicamente que você recebe de fontes externas.
Monitore os processos ao longo do tempo, especialmente após a implementação de mudanças, para ajudar a aumentar a motivação e a eficiência.
Benchmarking interno
Se você deseja melhorar a eficiência e aumentar a capacidade do seu negócio, o benchmarking interno é uma estratégia útil.
Essa opção inclui monitoramento interno de carga de trabalho, tempo gasto em tarefas, custo e receita gerada e assim por diante. Ele ajuda a definir expectativas para sua equipe e permite definir e otimizar fluxos de trabalho.
O benchmarking interno é relevante principalmente para grandes organizações, com departamentos concorrentes ou onde os departamentos dependem fortemente uns dos outros.
Benchmarking externo
No benchmarking externo, o ponto de referência a definir está fora do seu negócio agrícola. Para isso, é necessário comparar os dados da sua empresa com os do concorrente, padrões do setor ou os melhores do mercado.
Benchmarking competitivo e estratégico são geralmente formas de benchmarking externo, embora possam, em alguns casos, também ser aplicados internamente.
A parte complicada dessa escolha é que as empresas não disponibilizam facilmente seus dados internos. Para comparar os processos ou métricas de desempenho, muitas vezes você precisará contar com a cooperação de outras empresas.
Benchmarking internacional
Nesse tipo de benchmarking, as empresas buscam aprender com as melhores práticas de outras empresas em diferentes países, para incorporar essas práticas em sua própria gestão.
Isso pode envolver a análise de processos, produtos, serviços, tecnologias, estratégias de marketing, modelos de negócios, gestão de pessoas, entre outros.
Dessa forma, poderá ajudar a identificar novas tendências e oportunidades, aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços para competir em nível internacional, aumentar a eficiência de seus processos produtivos e melhorar sua posição no mercado global.
Para realizar o benchmarking internacional, as empresas precisam fazer uma pesquisa cuidadosa para encontrar empresas referência em seu segmento em diferentes países, e coletar informações relevantes sobre suas práticas de gestão e desempenho.
Como fazer benchmarking para a sua empresa rural
Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o benchmarking, chegou a hora de colocar em prática. Para isso, será preciso seguir algumas etapas essenciais para ser assertivo.
1. Selecione os concorrentes
Dependendo do tipo de benchmarking que você escolher fazer, selecionar os concorrentes será o ponto de partida da sua análise. Selecione as empresas que tem interesse analisar os dados e as acompanhe de perto.
É importante lembrar que o benchmarking é uma estratégia que compara os processos de empresas semelhantes e que atuam no mesmo mercado.
2. Decida como seu estudo de benchmarking prosseguirá
Você já identificou seus concorrentes e outras empresas com as quais deseja medir a sua, mas agora precisa criar um plano para seu estudo de benchmarking.
Uma opção é ler estudos de caso, entrevistar executivos e proprietários de outras empresas, conduzir pesquisas e outras métricas de feedback ou algo que forneça dados pertinentes.
3. Defina metas e identifique métricas
Outro passo importante para usar o benchmarking é definir suas metas. Quer você escolha algo específico da empresa ou de todo o setor, definir metas pode ajudá-lo a determinar quais perguntas você deseja que seus dados de referência respondam.
Depois de definir os objetivos, decida quais são as melhores métricas para avaliar seu progresso. Se você planeja comparar seus processos com outras empresas em seu setor, considere pesquisar as métricas que eles usam, para ter comparações similares.
4. Colete e analise dados
Esta etapa é importante, mas pode ser difícil quando você está tentando coletar dados de um concorrente porque muitas dessas informações podem ser confidenciais.
Colete informações por meio de pesquisas, entrevistas, conversas casuais com contatos de outras empresas ou questionários formais.
Você também pode coletar dados secundários de sites, relatórios, materiais de marketing e artigos de notícias. No entanto, essas informações podem não ser tão confiáveis. Depois de coletados, reúna tudo em um relatório para uma análise.
5. Meça seu desempenho em relação aos dados coletados
Compare o que coletou com as métricas a partir da análise de seus próprios processos. Você pode mapear seus concorrentes para ver mais facilmente onde está ficando para trás.
Ao analisar as comparações, tente identificar o que causa as lacunas. Por exemplo, você tem pessoal suficiente e eles são suficientemente treinados para realizar as tarefas atribuídas?
Talvez existam várias etapas que podem ser automatizadas ou combinadas para otimizar o fluxo de trabalho. Faça um levantamento de ideias para encontrar uma solução eficiente.
6. Crie um plano de ação
Crie um plano para implementar as mudanças identificadas como sendo as melhores para solucionar os problemas de desempenho.
Seu plano deve incluir metas claramente definidas e deve ser escrito tendo em mente a cultura da empresa para ajudar na motivação e colaboração de todos.
7. Implemente as mudanças
Monitore de perto as mudanças e o desempenho dos funcionários. Se os novos processos não estiverem funcionando corretamente, identifique as áreas que precisam de novos ajustes.
Documente todos os processos e certifique-se de que todos os funcionários tenham acesso à documentação e instruções para que todos estejam trabalhando para o mesmo objetivo.
8. Repita o processo
Por fim, depois de implementar com sucesso um novo processo, é hora de encontrar outras maneiras de melhorar.
Revise os novos processos implementados e veja se há alguma mudança que precisa ser feita. Se tudo estiver funcionando bem, procure outras áreas ou projetos mais ambiciosos que você queira comparar e inicie o processo novamente.
Então, ao implementar e seguir corretamente a prática contínua de benchmarking, sua empresa crescerá e você acompanhará (ou até superará) seus concorrentes.
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