Publicado em por em CRM Agrícola, Planejamento Agrícola

Análise de mercado agrícola: o que é e como fazer

Para construir um negócio de sucesso, é preciso se destacar no mercado de atuação. Logo, fazer uma análise de mercado pode ajudar a dar o primeiro passo.

Analisar a concorrência é uma prática essencial para empresas que desejam crescer já que, praticamente, qualquer produto ou serviço já está sendo oferecido por alguma outra.

Embora isso possa parecer um ponto negativo, ter concorrentes significa que há demanda e potencial de crescimento. O agronegócio, por exemplo, é um setor que mantém constante expansão.

Portanto, fazer uma análise de mercado bem executada pode facilitar no aprimoramento do seu negócio agrícola.

O que é análise de mercado?

Uma análise de mercado é uma avaliação dos produtos, serviços e táticas de vendas da sua concorrência, verificando os pontos fortes e fracos em relação aos seus.

Implementar melhores estratégias de negócios, afastar concorrentes e conquistar participação de mercado são apenas alguns dos benefícios de realizar uma análise de mercado competitiva.

Essa análise inclui dados quantitativos, como o tamanho real do mercado que sua empresa atende, preços que os consumidores estão dispostos a pagar e projeções de receita.

Além disso, consegue mostrar também dados qualitativos, como valores, desejos e motivos de compra dos consumidores.

Por que você deve fazer uma análise do mercado agrícola

Pesquisar o cenário competitivo que a sua empresa atua é essencial para o crescimento e a sobrevivência dos negócios e ajuda você a oferecer melhores produtos ou serviços aos clientes.

Dessa maneira, fazer uma análise do mercado agrícola ajudará a ver as vantagens em relação à concorrência, assim como qualquer barreira que possa estar atrapalhando as estratégias.

Isso também permitirá que você fique por dentro das tendências do agronegócio e reduza os riscos de apostar em investimentos que possam não trazer retorno.

O que incluir em uma análise de mercado?

O objetivo da análise de mercado é ganhar vantagem competitiva e aperfeiçoar a estratégia de negócios.

Uma análise de mercado pode parecer desafiadora, porém ela pode ser dividida em quatro etapas simplificadas:

1. Visão geral do mercado agrícola

Em primeiro lugar, é importante descrever de forma geral o setor agrícola em que sua empresa se enquadra.

Além disso, é uma forma de discutir a direção que ele está tomando. Você também poderá incluir as principais métricas do setor, como tamanho, tendências e crescimento projetado.

2. Mercado-alvo

Quem são seus clientes reais? Aqui é crucial apresentar as características, as necessidades e os dados demográficos dos consumidores potenciais.

Ao longo dessa análise, você provavelmente descobrirá que possui vários tipos de clientes, facilitando, assim, a segmentação em grupos semelhantes.

3. Concorrência

Descreva o posicionamento, os pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Para isso, reúna dados sobre:

  • Quais são os principais concorrentes, com uma visão geral sobre cada um;
  • Informações das estratégias usadas pela concorrência para atingir seus objetivos.

4. Precificação e previsão

Sua precificação ajudará a determinar como você posiciona sua empresa no mercado, e sua previsão mostrará qual parte do mercado você espera obter.

Por isso, faça um relatório com:

  • Detalhes dos seus produtos ou serviços, comparados com os dos concorrentes;
  • Participação de mercado, vendas e receitas atuais e projetadas.

Como fazer uma análise de mercado agrícola?

Mesmo que fazer uma análise de mercado não seja um processo complicado, isso exige muita pesquisa e dedicação. Portanto, é importante estar preparado para lidar com cada etapa.

Determine seu objetivo

Há muitas razões pelas quais você pode estar realizando uma análise de mercado, como avaliar sua concorrência ou entender um novo mercado.

Seja qual for o motivo, é importante defini-lo imediatamente para se manter no caminho certo durante todo o processo.

Comece decidindo se seu objetivo é interno, como melhorar seu fluxo de caixa ou operações comerciais, ou externo, como procurar por investimentos ou parcerias.

Conheça seus concorrentes

Para conquistar reconhecimento no agronegócio, primeiro é necessário conhecer a concorrência da sua empresa.

Em meio a isso, existem dois tipos de concorrentes:

1. Concorrentes diretos

Um concorrente direto é aquele que oferece o mesmo produto ou serviço e visa a mesma base de clientes da sua empresa.

Desse modo, é essencial avaliar a viabilidade do produto e serviço semelhante e definir uma estratégia que os faça se destacar.

2. Concorrentes indiretos

Um concorrente indireto fornece produtos que não são os mesmos, mas podem satisfazer a mesma necessidade do cliente ou resolver o mesmo problema.

Identificar e pesquisar sua concorrência indireta é importante, pois oferece uma perspectiva diferente sobre seu negócio.

Descubras as lacunas do mercado

As lacunas de mercado são necessidades que atualmente não estão sendo preenchidas pelas marcas existentes.

Por exemplo, no meio agrícola, você pode descobrir que produtores rurais estão em busca de soluções que outras empresas não ofereçam. Nesse caso, cabe estudar se há alguma alternativa que atenda a essa necessidade.

Pesquise as estratégias da concorrência

Reunir informações úteis sobre as estratégias de vendas de seus concorrentes é fundamental para auxiliar no treinamento da sua equipe e na construção de um plano de ação.

Nesse sentido, vale fazer um relatório que conste as respostas para as seguintes perguntas:

  • Como é o processo de vendas?
  • Estão em processo de expansão?
  • Possuem programas de parcerias?
  • Quais são os seus canais de vendas?
  • Qual o faturamento anual desse concorrente?
  • Qual a razão dos clientes escolherem essa empresa?

Você pode encontrar algumas dessas informações entrando em contato com os clientes que mencionaram que estavam considerando seu concorrente.

Observe os preços e ofertas de seus concorrentes

O mapeamento de preços e ofertas ajuda a identificar como diferentes concorrentes precificam seus produtos e onde você pode se encaixar.

Esses dados fornecem alguns valores básicos sobre quanto as pessoas estão dispostas a pagar por diferentes tipos de mercadorias.

No entanto, não são apenas fatores, como qualidade ou variedade de recursos, que afetam o desejo de compra dos consumidores.

Segundo a pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, um ótimo atendimento é fundamental para 94% dos brasileiros. Além disso, 81% prezam pela garantia dos serviços e produtos.

Ao analisar os preços dos concorrentes, preste atenção a esses adicionais. Por fim, determine como eles agregam o valor extra aos seus preços.

Crie uma previsão de vendas

A previsão de vendas é o processo de estimativa de vendas futuras para que você possa tomar decisões mais assertivas sobre o seu negócio agrícola.

Uma vez que esse parâmetro é feito, poderão ser definidas metas e estratégias mais concretas, com foco nos resultados.

Integre um CRM agrícola na sua análise de mercado

O uso de uma solução de CRM na análise de mercado, tem mostrado muita eficiência, pois economiza tempo e oferece resultados mais precisos em comparação a outros métodos.

Um CRM agrícola, por exemplo, permite reunir todas as informações da concorrência e de consumidores, visando melhorar o atendimento e as vendas.

Dessa maneira, o software pode ajudar a criar relatórios através de recursos analíticos, sendo um ótimo aliado no planejamento de estratégias.

Por fim, unir a tecnologia ao processo de análise de mercado poderá ajudar a enxergar maiores oportunidades de se destacar em meio aos concorrentes.

Gostou do conteúdo sobre análise de mercado agrícola? Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais!

Ganhe mais agilidade e performance na gestão de vendas com o Clover CRM


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR