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Funil de vendas no agronegócio: o que é e como aplicar

Cada etapa de uma venda tem impacto no comportamento do produtor rural e revendas agrícolas. Essas etapas são conhecidas como funil de vendas e, se você é um gestor ou um consultor, é muito importante estar atento a cada uma delas.

Usar estratégias bem elaboradas ligadas ao funil pode aumentar os números de vendas e, consequentemente impulsionar o crescimento do negócio agrícola de forma significativa.

Ainda mais se junto a isso, estiver associado o uso de uma solução de CRM que possa otimizar os processos de gestão e de produtividade da equipe de vendas.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de funil de vendas e porquê é tão importante implementar o processo para garantir o sucesso da sua empresa.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é uma maneira fácil de visualizar a jornada do cliente no processo de vendas. Existem várias etapas para um funil de vendas, geralmente conhecidas como topo, meio e fundo do funil.

Essas etapas geralmente fazem com que o produtor ou revenda, por exemplo, perceba que precisa do produto e eventualmente o compre.

Ter um funil de vendas bem elaborado ajuda uma empresa a planejar, implementar e orientar sua estratégia de vendas e marketing. Dessa forma, é possível colocar os planos de ação em prática para seus melhores resultados.

Por que o funil de vendas é importante?

Um funil de vendas ajuda a entender o que os clientes em potencial estão pensando e fazendo em cada estágio da jornada de compra. Esses insights permitem investir nas ações e canais de marketing certos.

Além disso, possibilita criar estratégias mais relevantes para cada etapa, com base na necessidade de cada cliente, para que seja possível transformar mais consumidores em potencial em pagantes.

Por isso, entender a fundo cada etapa pode auxiliar no encontro de lacunas que precisam ser desenvolvidas para que menos clientes desistam da compra.

Assim como, pode ajudar também a:

Prospectar novos clientes

O objetivo do funil é transformar o público-alvo de uma empresa e fazer com os mesmos tenham interesse pelos produtos e serviços.

A partir disso, as chances de gerar oportunidades de vendas são maiores. Isso porque, além de estar oferecendo conhecimento para os consumidores, a empresa também está gerando valor para conquistar novos clientes.

Conquistar clientes fiéis

O funil de vendas também estimula que consumidores satisfeitos com o atendimento e com a compra, sejam também promotores da empresa.

Ou seja, quanto mais satisfeitos, maiores as chances de indicar os produtos e serviços para outros clientes potenciais.

Concentrar esforços

Gerenciar a carteira de clientes passa a ser menos complicado quando o funil de vendas é bem aplicado. Afinal, torna mais fácil enxergar clientes potenciais e dedicar mais atenção a eles.

Como resultado, a empresa pode segmentar com mais eficiência grupos de produtores rurais e revendas agrícolas por grupos específicos, por exemplo, e elaborar planos estratégicos para garantir a fidelização.

Etapas do funil de vendas

Desde o momento em que o cliente potencial ouve sobre um produto ou serviço até o momento em que faz uma compra (ou não),eles passam por diferentes estágios do funil de vendas.

Essa jornada pelo funil pode mudar de uma perspectiva para outra, mas no final, eles a avaliarão ou tomarão uma decisão, com base em seu nível de interesse.

Dessa maneira, pensarão no problema que estão tentando resolver e realizarão pesquisas competitivas para garantir que a oferta da sua empresa seja a melhor solução.

No geral, existem 4 etapas no funil de vendas:

funil de vendas no agronegócio

1. Aprendizagem e descoberta

É o momento em que o cliente ainda não tem consciência do problema ou oportunidade de negócio. Logo, esta fase inclui o maior número de clientes potenciais.

O objetivo dessa etapa é despertar o interesse em algum detalhe do produto ou serviço e fazer com que o cliente perceba que possui um problema e necessita de uma solução.

Gerar o interesse de potenciais compradores na primeira etapa do funil de vendas é útil para construir um relacionamento sólido com eles.

2. Reconhecimento do problema

Nessa fase, o consumidor já entende que possui um problema e começa a pesquisar sobre possíveis soluções.

Uma vez que o cliente em potencial tenha aprendido sobre sua marca, ele a avaliará com base no nível de interesse e nas soluções que você fornece.

Portanto, descobrir e entender as necessidades do cliente para oferecer um atendimento personalizado é muito importante.

3. Consideração da solução

Fornecer informações suficientes sobre o produto ou serviço, é uma das melhores abordagens para que o cliente considere a melhor opção entre a concorrência nesse estágio.

Uma vez que, nessa fase, o cliente analisa o produto ou serviços e compara com semelhantes para tomar a decisão de compra.

Uma boa estratégia nesse momento é fornecer avaliações e cases de sucessos da empresa para convencer os clientes potenciais.

Ao garantir que os produtos oferecidos sejam realmente bons e confiáveis, as pessoas ficarão mais confiantes na tomada de decisões.

4. Decisão de compra

Etapa final do funil em que o cliente já entende o problema que possui e está pronto para fechar negócio.

É essencial ressaltar os diferenciais competitivos do produto ou serviço e oferecer assistência necessária para sanar as dúvidas até a decisão de compra.

Se o produtor ou revenda decidir não comprar de você agora, isso não significa que o negócio está perdido para sempre.

Você pode criar campanhas de marketing digital que ofereçam conteúdos relevantes, promoções, entre outras estratégias atrativas para garantir que a empresa fique em mente para quaisquer necessidades futuras.

Para te ajudar a conquistar mais clientes nessa fase do funil de vendas, desenvolvemos um kit completo e exclusivo sobre marketing digital no agronegócio.

Como fazer um funil de vendas para seu negócio agrícola

Já sabemos que o objetivo do funil de vendas é acompanhar o processo de jornada de compra do produtor rural ou revenda agrícola.

Portanto, criar um funil de vendas é essencial para mover os clientes em potencial do contato inicial até a venda final.

Desse modo, é possível acompanhar o comportamento e o engajamento de cada um deles e adequar cada estratégia de acordo com sua característica.

Então, se o objetivo da sua empresa é ter sucesso é na gestão de um funil de vendas, é importante seguir alguns passos.

Faça uma análise comportamental de mercado

Quanto mais souber sobre seu público, mais eficaz será sua estratégia. Porém, é importante entender que para acertos são necessários erros.

Ou seja, considerar as taxas de rejeição de produtos e serviços são imprescindíveis para compreender o comportamento do consumidor.

Além disso, ao realizar uma análise do mercado potencial, é possível melhorar as deficiências da empresa e descobrir no que o público-alvo está realmente interessado.

Atraía a atenção do cliente potencial

A única maneira de um funil de vendas funcionar é conseguir atrair as pessoas para ele. Isso significa chamar a atenção para os produtos e serviços da empresa.

Nesse momento, investir em marketing no agronegócio pode dar uma ampla vantagem em relação à concorrência.

Portanto, foque em campanhas de marketing digital, conteúdos relevantes, promoções, programas de fidelização, e-mail marketing, entre outras estratégias

Adote um CRM agrícola

Uma maneira de simplificar o funil de vendas e otimizar o uso do mesmo para a equipe de consultores é por meio de um CRM.

A plataforma agiliza o processo de gerenciamento do funil de vendas, incluindo qualificação de leads e acompanhamento da atividade dos clientes em potencial em cada estágio da jornada do comprador.

O Clover CRM, por exemplo, é um software totalmente voltado para o agronegócio que além de facilitar o relacionamento com o produtor e revendas, também oferece funções para toda a gestão comercial.

Com um CRM agrícola e uma estratégia de marketing eficiente, o resultado do funil de vendas e o posicionamento da sua empresa no mercado possuem ótimas oportunidades de alcance.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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