Toda equipe comercial que trabalha em campo, sabe como é importante o agendamento de visitas para a retenção de novos clientes e fidelização de potenciais.
No agronegócio, por exemplo, é imprescindível que os representantes técnicos de vendas estejam em contato próximo do produtor rural para estabelecer uma conexão mais valiosa.
Isso ajuda com que, além de compreender as necessidades do cliente, os consultores possam conferir na prática os desafios que precisam solucionar.
Fazer o agendamento de visitas é parte fundamental para as vendas externas, o que permite melhorar os resultados para os consultores, empresa e aumentar a produtividade rural para o cliente.
Para isso, adotar soluções tecnológicas pode simplificar os processos e impactar positivamente no trabalho dos representantes técnicos no campo.
Sendo assim, reunimos neste artigo informações importantes que te ajudarão a ter mais assertividade no agendamento de visitas e os benefícios de ter uma ferramenta para auxiliar nisso.
Por que o agendamento de visitas no campo é importante?
O objetivo de uma visita técnica é avaliar o real potencial de uma propriedade rural e a viabilidade de um serviço para trazer melhorias para um cliente.
Nesse sentido, o representante técnico tem uma melhor visão sobre todas as necessidades e pode avaliar com cuidado o que é preciso para melhorar a eficiência do produtor.
Embora pareça que as visitas técnicas sejam apenas para fechar negócios, elas também são essenciais para fortalecer a imagem de uma empresa.
Isso porque a equipe comercial tem a oportunidade de estabelecer uma proximidade com o produtor rural para gerar confiança e credibilidade dos produtos e serviços oferecidos.
Estar na propriedade e prestar um atendimento de qualidade ajuda na fidelização e retenção de uma carteira de clientes fiéis.
Além disso, é uma excelente maneira de transmitir conhecimento técnico e educar os produtores rurais quanto a melhores práticas de plantio e produção no geral.
3 erros comuns no agendamento de visitas técnicas
O agendamento de visitas é o ponto de partida para fechar negócios promissores e ajudar no crescimento de cada produtor rural.
No entanto, alguns erros podem atrapalhar o objetivo final e comprometer toda a estratégia de captação e fidelização de clientes.
Então, pensando nisso, reunimos os três erros mais comuns para evitar no agendamento de visitas técnicas.
1. Falta de planejamento
As visitas técnicas exigem uma preparação prévia para evitar imprevistos que possam fazer com que clientes fiquem insatisfeitos.
Como cada visita depende de um tempo específico para ser realizada, é importante planejar os intervalos mínimos entre uma e outra.
No entanto, o que muitas vezes acontece é que a falta de organização ou mesmo o agendamento manual de visitas pode trazer conflitos e gerar uma confusão nas agendas.
É por esse motivo que adotar uma ferramenta que ajude a organizar as visitas é tão imprescindível.
2. Falta de previsão de demandas
Um dos aspectos mais complicados do serviço de campo é prever a demanda de visitas durante um determinado mês ou semana. A demanda pode variar e a equipe comercial precisa ser capaz de se adaptar a essas mudanças.
Prever com precisão as demandas permite determinar as necessidades prévias para uma visita. Portanto, estar sempre atualizado quanto a novos clientes e solicitações pode contribuir para evitar contratempos.
3. Falta de ferramentas de automação
As ferramentas de automação ajudam na rotina de agendamento de visitas e a falta delas pode afetar a produtividade da equipe comercial.
As informações fornecidas por um CRM, por exemplo, são necessárias para fornecer oportunidades de planejamento estratégico e de otimização de visitas.
Além disso, com a plataforma é possível coletar informações detalhadas de cada cliente e acompanhar cada detalhe do serviço prestado.
Como um CRM agrícola pode melhorar o agendamento de visitas no campo
A disponibilidade da tecnologia para uma equipe comercial pode trazer vários benefícios, incluindo também melhorias no agendamento de visitas.
Um CRM agrícola é uma ferramenta que possui recursos que auxiliam no atendimento ao produtor rural e facilitam a rotina dos consultores em campo.
Desse modo, escolher a ferramenta certa é imprescindível para trazer resultados reais e tangíveis tanto para a sua empresa, quanto para seu cliente.
Pensando nisso, trouxemos algumas vantagens de adotar um CRM agrícola para simplificar as visitas técnicas.
Reduz custos operacionais e administrativos
O trabalho manual no agendamento de visitas pode gerar desorganização e erros que podem ser facilmente evitados com um CRM.
Além disso, o tempo perdido com esse processo tende a gerar atrasos, compromissos perdidos e clientes insatisfeitos.
Desse modo, um CRM agrícola consegue ajudar no planejamento de viagens, assim como na prestação de gastos e prevenção de despesas desnecessárias.
Melhora a comunicação entre consultor e empresa
Manter uma agenda de visitas atualizada é uma etapa importante para toda empresa que deseja evitar dores de cabeças.
Com uma ferramenta de gestão, os dados são facilmente acessados pelos gestores e consultores, proporcionando maior autonomia para cumprir as tarefas diárias.
Nesse sentido, toda a equipe pode ter acesso às atualizações em tempo real para atender as demandas necessárias de um representante onde ele estiver.
Otimiza as visitas no campo
Ter conhecimento aprofundado das necessidades do produtor rural é o primeiro passo para garantir o sucesso de uma visita técnica.
O produtor rural está mudando e cada dia mais exigente. Por isso, é importante se programar previamente antes do primeiro contato presencial.
Algumas ferramentas como o Clover CRM, por exemplo, permitem cadastrar áreas cultiváveis e de culturas, mapear a propriedade e registrar o máximo de informações necessárias para uma visita eficaz.
Desse modo, a interação com o produtor poderá ser mais produtiva, focada na solução de problemas e em um melhor desempenho.
Registra todas as informações da visita
Tão importante quanto agendar uma visita com eficiência, registrar todos os passos do atendimento também é essencial.
O Clover CRM oferece recursos que dão maior mobilidade e permite que o consultor técnico possa gerar relatórios em tempo real.
Isso não só aumenta a credibilidade com o produtor rural, já que o mesmo pode ter acesso rápido aos dados da visita, como também facilita os processos da empresa.
Ter esse registro é fundamental para acompanhar a propriedade rural de forma mais otimizada e gerar indicadores de desempenho e resultados.
Melhora a experiência do cliente
A comunicação frequente com o cliente é a chave para um agendamento eficaz e profissional. Também demonstra aos seus clientes que você valoriza o tempo deles.
Muitas das dicas acima facilitarão fornecer aos clientes informações mais precisas sobre o agendamento de visitas.
Quando a equipe comercial sabe como os compromissos anteriores estão progredindo, eles podem facilmente entrar em contato com os produtores rurais para agendar novas visitas.
O uso de um CRM agrícola contribui para que os consultores possam pedir feedbacks das visitas já realizadas e ainda prestar um atendimento de pós-venda efetivo.
Use o Clover CRM para um agendamento de visitas mais eficiente
Conhecer o produtor rural e todas as suas necessidades para melhorar o desempenho da safra é um dos principais passos para o agendamento de visitas e fechamento de vendas.
Para isso, o Clover CRM pode facilitar o dia a dia da equipe comercial e do gerente comercial oferecendo recursos para a gestão do relacionamento com o cliente.
Desse modo, a plataforma oferece funcionalidades que contribuem para:
- Coletar informações de clientes;
- Segmentar produtores rurais;
- Agendar e registrar visitas;
- Obter relatório de despesa de viagens;
- Prever vendas e novas visitas;
- Gerar relatórios em tempo real e muito mais.
Além disso, a solução disponibiliza uma demonstração gratuita para que você possa conferir na prática os benefícios de adotar a plataforma no seu negócio.
Conheça o Clover CRM e saiba mais como melhorar o agendamento de visitas técnicas no campo e aumentar a produtividade da sua equipe comercial e do seu cliente.